A designer e especialista em Visual Merchandising do estúdio, Karine Kawamura, revela dicas de vitrine para obter sucesso nas vendas
O universo do vitrinismo é fascinante e possui diversos fatores essenciais para a obtenção de resultados positivos. Pesquisas comprovam que a vitrine é responsável por 70% das vendas de uma loja e 85% da decisão de compra de um cliente é tomada dentro do estabelecimento – fruto da sintonia entre vitrine e ambientação interna, advindas da técnica de exibição correta dos produtos, que projetam a mesma linguagem.
Para garantir o êxito nesse processo e, consequentemente, ter sucesso nas vendas, é necessário o auxílio de um especialista em Visual Merchandising para projetar um plano eficiente, que crie identidade e personalidade através do design e da decoração.
O estúdio Lumen Design, de Curitiba, há mais de 15 anos é responsável pelo Visual Merchandising das lojas do O Boticário e há mais de oito anos, desenvolve as vitrines da joalheria Bergerson. De acordo com Karine Kawamura, designer e especialista em Visual Merchandising do Lumen, para desenvolver uma vitrine, “primeiramente, é necessário ter interpretação aguçada para compreender a proposta do cliente”. A partir de um briefing, que revela as expectativas em relação ao projeto (tema, conceito, datas comemorativas, etc), o público alvo da loja e o orçamento disponível para o investimento, inicia-se o plano de ação para o desenvolvimento da vitrine.
Karine ressalta que “o ‘pensar’ vitrinismo deve estar sempre em constante evolução, tendo em vista que o mundo evolui e o consumidor contemporâneo é exigente e centrado em si. Ele só compra aquilo que tenha semelhança aos seus valores e gostos”. As cores, a iluminação, a valorização e disposição dos produtos e itens decorativos na vitrine são o que proporcionam “olhares” e chamam a atenção do cliente.
Colorir a vitrine com harmonia; valorizar produtos de lançamento e de promoção, utilizando elementos que os identifiquem; e acertar na iluminação, que oferece efeito de deslumbramento à vitrine, segundo Karine, são fatores cruciais para atrair o cliente.
Outro ponto importante é pensar na logística das ações para garantir excelência no resultado final. “Temos de pensar desde a criação, viabilidade, montagem e consequentemente nas vendas”, explica a especialista. Em datas comemorativas como o Natal, Dia das Mães e Namorados, o desafio é ainda maior, pois é necessário buscar alternativas que sejam destaque em meio a tantas vitrines temáticas.
A vitrine é um canal direto de comunicação entre o estabelecimento e consumidor, diferentemente de mídias como a televisão e o rádio, que apenas transmitem a informação ao receptor. A vitrine tem o poder de interagir com o consumidor e surpreendê-lo com os elementos ali apresentados.
Pensar vitrinismo é ter talento e demanda muita criatividade para fazer ideias saírem do papel e projetá-las em um espaço. Pesquisas revelam que um cliente leva de quatro a sete segundos para olhar uma vitrine. Se ela não lhe chamou a atenção, passará despercebida. Não se atentando aos detalhes, os erros certamente vão comprometer o faturamento da loja. “Temos poucos segundos para atrair o cliente, por isso, temos de saber avaliar bem o que será inserido na vitrine e, a partir de então, torná-la atrativa”, destaca a especialista.