Há 11 anos, o Lumen Design vem incentivando a cultura paranaense, pois acredita que este seja o primeiro passo para formar verdadeiros cidadãos e um País melhor para se viver. Desde 2003, o Lumen já realizou oito projetos gráficos para CDs e três coproduções.
Com o músico Glauco Sölter, foram três discos: embalagem e capa do “Sinfonética Comunitária Flutuante” (2003); CD “Baxô” (2007), que teve o design da embalagem premiado na Bienal Brasileira de Design; e o encarte da coletânea musical “Glauco Sölter Promo” (2010).
O Lumen criou o projeto gráfico do DVD “Bluishman em homenagem a Moacir Santos” (2007), dos grupos Brasilidade e Pé de Chinelo. Também participou do projeto do álbum “Trombone” (2008), de Sergio Coelho e criou o projeto do “John Cage – Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado” (2011), das pianistas Lilian Nakao Nakahodo e Grace Filipak Torres com direção musical de Vera Di Domênico.
Em 2012, o Lumen colaborou com o CD de estréia da cantora Janaina Fellini e do álbum “Oxigênio”, de Gabriel Schwartz.
Conheça mais sobre cada disco
2003: Glauco Sölter; “Sinfonética Comunitária Flutuante”
O Lumen sempre quis fazer projetos gráficos para CDs e, por esse motivo, convidou Glauco Sölter para essa parceria. Ele, generosamente, aceitou o convite e convidou os amigos para registrar a música do Sinfonética.
A Sinfonética Comunitária Flutuante é um grupo aberto para os músicos que gostam de improvisar. Nunca se sabe quem vai aparecer nas apresentações, que são realizadas semanalmente num espaço estipulado previamente, e que pode variar.
O projeto do CD é uma mistura da tradicional embalagem de acrílico com um prático envelope de papel cartonado. Ao todo, 20 músicos participaram das gravações, entre eles Mário Conde, Endrigo Bettega, Jeff Sabbag e Alessandro Kramer.
2007: Glauco Sölter; “Baxô”
Neste CD, Glauco Sölter mostra sua identidade brasileira e moderna, tocando baixo acústico e elétrico, e assinando todos os arranjos e a direção musical. Este foi o terceiro CD do multifacetado artista.
Algumas músicas foram gravadas em Curitiba e outras na Itália e França.
Além das composições de Sölter, o disco traz músicas de autores consagrados (como Edu Lobo e Jacob do Bandolim) e compositores contemporâneos que participam também como intérpretes.
É o caso de Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Mário Conde, Alessandro Kramer, Endrigo Bettega, entre outros.
2007: Grupos Brasilidade e Pé de Chinelo; “Bluishman – Homenagem a Moacir Santos”
Os grupos Brasilidade e Pé de Chinelo fizeram um espetáculo em Curitiba, no teatro Paiol, em homenagem ao maestro Moacir Santos. O show lembra o aniversário de um ano de morte do grande músico pernambucano e o DVD apresenta as principais composições deste instrumentista e compositor de obras-primas.
Santos faleceu em 2006, pouco depois de completar 80 anos com uma carreira musical irrepreensível. Tinha sido indicado ao Grammy e foi professor do primeiro time da MPB como Paulo Moura, Dori Caymmi, Carlos Lyra, João Donato e Baden Powell.
O DVD contém 15 músicas é uma coprodução do Lumen por meio da organização do multi-instrumentista Marcelo Oliveira, diretor dos grupos Brasilidade e Pé de Chinelo. Além de professor, Oliveira é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná e é considerado um dos músicos mais aclamados no cenário musical paranaense.
2008: Sergio Coelho; “Trombone”
Este foi o primeiro álbum do músico Sergio Coelho. Ele é autodidata, dono de uma técnica aprimorada e de um cuidado especial pela linguagem brasileira. Dentro da embalagem do CD, na lateral, o Lumen colocou pimentas que combinam com o tom de cor da capa . Ao mesmo tempo, faz analogia à brasilidade do músico.
2010: Glauco Sölter; “Glauco Sölter Promo”
O CD é uma coletânea das músicas de Sölter. Ele reuniu seus quatro discos (Glauco Sölter, Fala Baixo, Sinfonética Comunitária Flutuante e Baxô) apresentando 14 faixas que marcaram a década de 1990 e 2000. A mídia também serve de portfolio para o artista apresentar seu trabalho.
2011: Lilian Nakahodo e Grace Filipark Torres; “John Cage – Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”
O CD foi gravado ao vivo, em fevereiro de 2011, no Teatro HSBC, em Curitiba. O lançamento oficial foi realizado em janeiro de 2012 na 30ª Oficina de Música de Curitiba e em fevereiro do mesmo ano em Darmstadt (Alemanha), no “Tage für neue Musik”. Em setembro de 2012, elas apresentaram um concerto em homenagem ao centenário de Cage no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo.
O trabalho tem recebido comentários positivos da crítica especializada em revistas, jornais, blogs e programas de rádio.
O repertório do CD tem 70 minutos de duração e contém 20 peças – 16 Sonatas e 4 Interlúdios de uma das mais importantes obras de John Cage (1912-1992).
2012: Gabriel Schwartz; “Oxigênio”
O disco é resultado do esforço de muitos apoiadores que acreditaram e financiaram o projeto de Gabriel Schwartz por meio do “crowdfunding” do site Catarse.
O álbum é a trilha sonora da peça “Oxigênio”, que surgiu meio a experiência de Schwartz com as demandas dramatúrgicas e da própria encenação. Ao todo, são 10 faixas que recriam o roteiro da peça.
Além da voz, Schwartz tocou guitarras, violões, bateria, flauta, flautim e sax sopranino. Participaram deste projeto, os artistas Rodrigo Bolzan e Patrícia Kamis (voz e texto); Fabio Rigoni, Renata Melão e Adriana Fabro (backing vocals); João Marcelo Gomes ( baixo elétrico); Maria Ester Brandão (violino e viola); Adriane Savytzky (violoncelo); Helinho Brandão (baixo acústico); Sérgio Albach (clarinete e clarone); Alex Santos, Ale Haro e Elenize Dezgeniski (fotos); Rec’ n’ Roll Recording Studio e Marulho Soluções Sonoras, Victor França e Chico Santarosa (mixagem e gravação); e o Lumen Design foi o responsável pelo design gráfico do CD.
2012: Janaina Fellini
O primeiro CD da cantora curitibana Janaína Fellini foi lançado em 2012 pelo apoio de amigos e admiradores, que decidiram levar em frente a proposta de forma independente. No lançamento do disco, o show realizado no teatro Paiol foi produzido por Janaina, incluindo as sugestões dos figurinos da banda e a iluminação do espetáculo. Além de composições próprias, ela também interpreta músicas de Kleber Albuquerque e Carlinhos Brown.
Os músicos que fizeram parte deste projeto foram Dú Gomide (guitarra), Glauco Solter (contrabaixo), Alonso Figueroa (teclados e programação), Gabriel Alterio e Denis Mariano (bateria), além das participações de Seu Zeba, Sergio Coelho, Fernando Lobo, Sergio Freire e Bernardo Bravo. As fotos são de Daniela Carvalho.