O Lumen esteve presente neste importante evento, juntamente com os maiores escritórios de design brasileiros, cujo principal objetivo foi consolidar projeto setorial de exportação do design nacional.
O Brazil Design Week foi realizado de 9 a 14 de setembro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, com formato similar ao de grandes feiras e eventos internacionais, teve um programa repleto de seminários setoriais, fóruns de debate, workshops e rodada de negócios e mais de três mil visitantes, entre executivos, empresários, especialistas, formadores de opinião, estudantes e interessados pelo assunto.
O evento teve organização da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), com apoio da Agência Brasileira de Promoção e Exportação (Apex-Brasil), parceira no projeto setorial de exportação. Também apoiaram a iniciativa o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Sebrae.
O setor movimenta cerca de US$ 150 milhões por ano. A meta da Abedesign é realizar uma nova edição do evento em 2010, em Nova York, visando aumentar a visibilidade do design nacional.
A primeira edição teve seis seminários setoriais, com cases empresariais sobre empresas Motorola, Starbucks, Procter & Gamble, Fiat e OXO. Outra atração foi a exposição: “O design Brasil século XXI – Inovação na Indústria Brasileira”, com aproximadamente 80 trabalhos nacionais que abrangem todos os setores da indústria brasileira – veículos, eletrodomésticos, aparelhos de lazer e medicina, utensílios domésticos, mobiliários etc. O espaço Design Trade Show teve estandes de 40 escritórios de design e de órgãos de fomento.