Skip to main content

A artista plástica Guilmar Silva (1942-2008), deixou uma obra essencial na pintura paranaense e exerceu importante papel como produtora cultural e incentivadora de novos artistas.
Em sua homenagem, o Centro Cultural Solar do Barão, abrigou uma série de eventos, sob o tema Ética e estética de Guilmar Silva.
Além de exposições, haverá mesa-redonda, lançamento de livro e uma palestra da crítica de arte Angélica de Moraes.

Uma das exposições, organizada pela artista plástica Estela Sandrini junto com os filhos de Guilmar, Silvio Silva Júnior e Fabiana Vieira Silva Wendler, faz uma retrospectiva da sua produção artística, reunindo uma coleção completa de gravuras e desenhos, bem como diferentes fases e técnicas da sua pintura.

Estela Sandrini e os filhos de Guilmar são os autores do livro que será lançado na ocasião, mostrando a sua trajetória e passagens relevantes de sua história. Também será exibido um vídeo com depoimentos de artistas, críticos e personalidades.

Além do debate com as artistas Estela Sandrini, Jô Kawamura e os críticos de arte Fernando Bini, Maria José Justino e Simone Landal, a crítica de arte Angélica de Moraes, de São Paulo, uma das mais conhecidas críticas de arte brasileira, apresenta o tema Pintura Expandida.

O projeto de realização da exposição retrospectiva, do livro e dos debates em torno da obra de Guilmar Silva foi financiando com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

De acordo com Fabiana Wendler, a proposta da homenagem se concretizou em torno de dois traços fortes da personalidade de Guilmar. “A ética sempre pautou a sua vida e a estética foi a matéria-prima do seu trabalho”, explica Fabiana.
Apesar de sua obra despontar como uma das mais expressivas da arte brasileira contemporânea, Guilmar Silva optou muitas vezes por dedicar o seu tempo às atividades profissionais.

Teve importante atuação na revitalização do Solar do Barão, espaço que agora acolhe os eventos em sua homenagem. Também ajudou a revitalizar os mecanismos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

Visite o site: www.guilmarsilva.com.br