Os dois Catálogos do Lumen Design para Belgotex do Brasil, projeto à la Carte, foram premiados com medalha de bronze no prêmio BDA – Brasil Design Award 2018.
“À la Carte” é o carpete sob medida: o cliente escolhe um padrão de carpete, que será cortado conforme sua necessidade e entregue com acabamento. Um dos catálogos é para o cliente final e o outro, para o revendedor que fará o pedido à fábrica Belgotex.
No catálogo do cliente final a ideia é mostrar o que é o carpete sob medida, a liberdade de escolha que ele oferece e ressaltar todas as suas vantagens. No catálogo do revendedor a ideia é apresentar esse novo serviço (corte e acabamento) de maneira clara, além de dar dicas e informações relevantes para que ele possa assessorar seu cliente na definição do tamanho e padronagem.
Ambos os catálogos têm a mesma linguagem gráfica, seguem diretrizes do Brand book da Marca. O projeto gráfico traz formas retas que dão a sensação de mudança de tamanho: uma associação livre ao carpete sob medida. No catálogo do consumidor trabalhamos com uma janela na capa. Nela há um ambiente visto de cima com um carpete sob medida, adequado ao tamanho do sofá. Ao virar a capa, o mesmo ambiente “cresce”: agora o sofá tem mais lugares e não há mais a mesa que havia na capa. O carpete também “cresceu” para adequar-se a esse ambiente maior. Linhas ligam as arestas do carpete menor ao do maior, dando uma sensação de movimento.
O projeto gráfico envolveu também a definição do conteúdo, a concepção e o acompanhamento dos ambientes 3D.
O catálogo do revendedor é também muito direto, mas têm mais informações técnicas. Ele inicia mostrando o que é o serviço, sua versatilidade e benefícios ao cliente e foca no passo a passo do processo. Complementamos com informações relevantes sobre como escolher o tamanho e paleta de cor em diversos ambientes.
Os catálogos para o consumidor final e para os revendedores são fundamentais para a divulgação do serviço “à la Carte”. A criação de ícones e apresentação didática em estilo de infográfico deixa a leitura simples, universal, direta e eficiente, garantindo a clareza da informação nos pontos de venda.
Hoje a Belgotex têm dois mil pontos de revenda ativos e mais de três mil cadastrados. Atualmente, o uso de tapetes sobre pisos vinílicos é uma tendência. De olho nesse nicho, a Belgotex, que comercializa pisos vinílicos e carpetes tradicionais (colados ao chão), percebeu a oportunidade de vender o serviço de corte e acabamento do seu carpete tradicional para concorrer com o tapete.