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A Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG é a maior e mais importante exposição regular sobre design gráfico no país. A 9ª edição aconteceu de 08/03 a 17/05 de 2009 no Centro Cultural São Paulo. Os trabalhos, organizados por conceito e não mais por categorias descritivas (como capas de livro, embalagens, periódicos, etc…) como em edições anteriores, representam a produção brasileira. O Lumen Design teve dois trabalhos selecionados: o CD Baxô de Glauco Sölter na categoria “Popular, regional, vernacular” e a linha Nativa SPA do Boticário no “design propulsor da economia”.

O CD Baxô de Glauco Sölter
Glauco Sölter é baixista curitibano. Produzido pelo Lumen Design, o CD foi gravado em estúdios na França, Itália e Curitiba e reúne 27 músicos da qualidade de Hermeto Pascoal, Raul de Souza, Nailor Proveta, Jorginho do Trumpete e da cantora francesa Clem, entre outros.
Fotos na privacidade de casa, no centro histórico da cidade, haikai do curitibano Paulo Leminski: “Primavera não nos deixe, pássaros choram lágrimas no olho do peixe”… Cantar nossa aldeia com sotaque global, inspirados pela música de Glauco.
Elogios de público e crítica. Tiragem esgotada. O músico, embebido de música… este é seu habitat.
O problema: Tangibilizar a música numa linguagem gráfica que transpirasse a personalidade de Glauco; curitibano, articulado, sensível, que toca jazz e música instrumental com “sotaque” brasileiro. Para o mundo.
A solução: Cada música é traduzida em imagens: O músico nu, apenas com sua música e seu instrumento: exposição e introspecção ao mesmo tempo, as bananeiras do quintal, o cachorro, o quadro da prima, o centro histórico da cidade, o velho painel com ídolos desbotados… universo particular e universal…

Linha Nativa SPA do Boticário no “design propulsor da economia”.
O design da embalagem aliado à estratégia de unificar diversos produtos existentes em uma linha holística consistente gerou um substancial crescimento de vendas e market share no mercado nacional e internacional.
Comparando Nativa SPA com os produtos descontinuados, houve crescimento de 43% em volume de vendas e 75% em receita. Tornou-se uma marca forte e consistente no portfólio das categorias Cremes para o Corpo, Banho e Cabelos.

Nativa SPA também é a linha de abertura de mercados internacionais. Introduzida em 23 países. Design Premiado no IF (Alemanha) 2007 e Idea Brasil 2008.

O problema: No portfólio, linhas com sub-marcas diferentes abordavam o bem-estar de modos estanques, e não de uma forma holística e integrada. Esta desarmonia dificultava a montagem de estojos de presente e a ambientação no PDV.

A solução: Descontinuou-se 6 linhas, unificando 36 produtos num único conceito visual: Nativa“SPA” (SPA: Saúde pela Água). Criamos a tampa, inspirados no movimento da água. Criaram-se fases, com cores diferenciadas. Ganho de “share” graças a uma maior força promocional (estojos, exposição, vitrines, promoções) e maximização de recursos.