Curitiba foi invadida por dezenas de vacas. Sim, o Cowparade – Circuito das Vacas, evento mundial já realizado em cidades como Nova York e Tóquio e que chegou pela primeira vez à América Latina em 2005.
Em tamanho natural, as vacas de fibra de vidro ganham notoriedade graças à interferência de artistas. Em Curitiba, o Cowparade contou com a participação de artistas e designers como Rogério Dias, Denise Roman, Hélio Leites, Cláudio Alvarez e Silvio Silva Junior, do Lumen Design.
Em seguida, o Evento foi para o Rio de Janeiro, onde permance até o final de 2007.
A organização do eventou levou nossa vaca (a vaca Mundi) ao Rio, para juntar-se ao rebanho carioca. Ela está exposta no Fashion Mall, com o Patrocínio do Bank of New York Mellon.
Para se ter uma idéia da importância social do evento, em menos de 15 dias entidades não governamentais que realizam trabalhos sociais foram beneficiadas com recursos arrecadados pelos leilões da Cowparade. Foi assim em Lisboa, quando foram arrecadados 470 mil euros no leilão, e em Boston, onde o leilão atingiu 450 mil dólares
Em Belo Horizonte, onde o leilão aconteceu na última quinta-feira, a venda das 51 obras rendeu R$ 835.500. Cerca de 500 pessoas participaram, entre elas, o Governador Aécio Neves e principais presidentes de empresas da cidade. Os recursos serão repassados ao Servas – Serviço de Ação Social do Governo de Minas para projetos em conjunto com a Pastoral da Criança.