O E-Blocks, solução pedagógica criada pela brasileira (e curitibana) Positivo Informática, para ensino de inglês a crianças de 5 a 10 anos, conquistou o World Summit Award (WSA), competição internacional de tecnologia, criada em 2003, com aval da ONU. O prêmio abiscoitado pela empresa curitibana será entregue dia 16 de novembro, em Tunis, na Tunísia, durante a realização da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação.
A versão 2005 do WSA contou com um júri formado por 36 dos maiores especialistas em tecnologia do mundo. Concorreram ao prêmio mais de mil projetos de 168 países, nas categorias e-Learning, e-Culture, e-Science, e-Government, e-Health, e-Business, e-Entertainment e e-Inclusion.
“A premiação dada à E-Blocks mostra que temos grande poder de competitividade em termos de tecnologia educacional”, diz Helio Rotenberg, diretor da Positivo.
Rotenborg lembra que em 2003, quando aconteceu a primeira reunião do World Summit Award, o projeto Oficina do Texto, criado pelo Portal Educacional, também da Positivo Informática, havia ficado entre os 17 finalistas
A E-Blocks reúne painel educacional, blocos, software, CD de música, flash cards, livro do aluno e do professor entre outros instrumentos. Uma tela exibe imagens, músicas, animações e jogos, e as crianças respondem a esses estímulos posicionando diferentes blocos sobre um painel portátil com sensores ópticos. A e-Block proporciona também o desenvolvimento de habilidades de compreensão falada e escrita, leitura e redação.
“Graças aos recursos de áudio e sempre trabalhando em grupo, as crianças praticam pronúncia e estruturas gramaticais básicas, convivem com diálogos, música, enfim, com todos os sons gravados por ingleses e americanos (native speakers)”, explica a Positivo.
Publicada em: 21/09/2005 às 00:00
Seção: Casos de Excelência
O Estado de São Paulo.